As infiltrações na coluna são os chamados bloqueios anestésicos, e muitas pessoas conhecem alguém que já realizou esse procedimento por conta de dores coluna.
Mas o que é a infiltração da coluna?
Esse é um procedimento minimamente invasivo e eficiente para o alívio temporário das dores de coluna, podendo ser feito para as dores de origem facetaria, mais relacionadas ao processo degenerativo da coluna e artrose, ou para as dores radiculares, relacionadas geralmente às hérnias de disco ou compressão do canal medular.
Existem algumas opções em técnicas para o procedimento e o médico cirurgião de coluna é o profissional apto a realizá-lo assim como fazer a indicação da melhor ação de acordo com o diagnóstico de cada paciente. A maior parte das infiltrações são feitas na coluna lombar e cervical, por serem os locais mais comuns de fonte de dor, embora também seja possível infiltrar a coluna dorsal. No geral é injetado uma solução que contêm anestesico local e um corticóide de depósito, que permanecerá liberando a medicação por um determinado tempo, direto no local alvo da dor.
Geralmente a indicação se faz para tratamento imediato da dor refratária ao tratamento medicamentoso, fisioterápico ou de reabilitação, permitindo ao paciente e ao cirurgião ganhar tempo para programar a melhor abordagem para cada caso.
A vantagem principal da infiltração é a melhora rápida da dor, permitindo o paciente otimizar a reabilitação fisioterápica. Em alguns casos, é possível evitar cirurgia da coluna com o sucesso do procedimento.